sábado, 8 de dezembro de 2018

O poder da motivação


Para superar precisamos antes passar pelos obstáculos que surgem na vida da gente!

Com a lamentação deixamos de prosseguir e continuamos inertes, ou seja, lamentando ao invés de agir. Lamentar não motiva, muito pelo contrário corrói ainda mais as energias que possuímos.

Abaixo fiz uma ilustração que nos faz refletir sobre as lamentações:



E o que fazer para não lamentar?

Acredito eu que o primeiro passo deve ser o ato de reconhecer que estou lamentando. Digo isso porque já passei por muitas situações em minha vida em que me vi lamentando e eu não percebia isso. Então, perceber que estamos lamentando é o primeiro passo.

Como perceber que estamos lamentando?

É possível perceber a lamentação quando ficamos parados apenas reclamando ao invés de fazer algo para mudar. Embora lamentar pareça que irá resolver os problemas, mas não irá.

Um exemplo prático é quando estamos diante de uma perda. Em alguns casos as pessoas não percebem que estão em profunda lamentação e acabam ficando doentes contraindo uma depressão entre outras doenças.

Sabemos que perder não é bom, ainda mais quando perdemos um ente querido, no início parece que o mundo acabou, mas com o tempo vamos compreendendo que a vida continua.

Numa linguagem popular, podemos dizer que lamentar é quase o mesmo que ficar remoendo, parado, sem o desejo de mudar.

As lamentações consomem a nossa energia de viver. Manter-se motivado é fundamental para que tenhamos uma vida mais feliz. Antes, devemos separar o que é motivação de alegria.

Motivação é estado de espírito, é ter vontade de vencer, é uma força que nos impulsiona à seguir em frente. Já a alegria é um estado temporário que normalmente é envolvida por uma euforia.

Costumo fazer a seguinte análise:

MOTIVAÇÃO

Motivo + Ação = Faça acontecer!

Por tanto cabe destacar que para existir a motivação, precisamos ser impulsionados para superar. Abaixo alguns exemplos onde podemos aplicar a motivação:

- Na tristeza;
- Na derrota;
- Na desilusão;
- Numa perda;

- Para viver melhor;
- Para conquistar metas;
- Para ser feliz...

Viver motivado é fundamental, ouso dizer que é necessário!

E como faço para me motivar?

Eu conheço dois tipos de motivação, são elas:

MOTIVAÇÃO INTERNA
Acho esse exemplo prático: você está triste, desanimado e aí você coloca uma música que lhe dá aquela vontade de sair de fazer algo para ficar melhor. Nesse caso você mesmo se motivou para seguir em frente. Ou quando você percebe que está triste e logo começa a pensar em coisas boas.

MOTIVAÇÃO EXTERNA
Quando alguém percebe que você não está bem, e essa pessoa lhe põe para cima com palavras e gestos que lhe confortem. É uma motivação que vem de fora para dentro. Há muita motivação assim em palestras motivacionais.

Não importa como você será motivado, o que importa é que você não deixe que a tristeza domine você!

Abaixo uma breve ilustração do que devemos fazer para superar uma lamentação:



Observando a imagem acima você perceberá que coloquei o ato "CORAGEM PARA MUDAR". Eu fiz questão de mencionar esse ato porque apenas querer não basta para termos motivação, precisamos acima de tudo ter coragem para mudar!

Enquanto muitos lamentam em detrimento das dificuldades, de sentimentos negativos, de pensamentos ruins, nós devemos olhar para cima e agradecer por termos saúde, por termos a oportunidade de transformar as lamentações em superação!

Por fim, desejo que a sua vida seja repleta de conquistas, de motivação, de superação, mesmo tendo a ciência de que os obstáculos se farão presentes no percurso, deveremos sempre seguir em frente.

Motive A SUA VIDA também!

Um grande abraço,
Fernando Lapolli
Pensar bem faz bem!

GOSTOU?
Então comente abaixo...

Comentários:
Responderei os comentários em breve,
será um enorme prazer.
 +  Quero comentar  



4 comentários:

  1. Olá leitor, seja bem-vindo ao meu site. Nesse espaço pretendo compartilhar com você diversas experiências motivacionais. Venha comigo e viaje por um universo de bons pensamentos. Deixe o seu comentário, responderei o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  2. Bianca Moraes Silva10 de dezembro de 2018 12:01

    Que demais esse artigo! Incrível analogia sobre a Motivação, gostei muito, levarei para a minha vida! Continue assim Fernando! Obrigada! Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, muito obrigado pelas suas adoráveis palavras. Seja bem-vinda aos bons pensamentos. Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  3. Minha nossa eu amei ler esse texto. Caramba, bateu com o meu momento, hoje eu estava assim mesmo, bem triste. Fernando, seu texto é incrível parabéns amigo te desejo sucesso! Jorge Enrique

    ResponderExcluir

↑▲ FAVOR COLOCAR O SEU NOME NO FINAL DO COMENTÁRIO.